21 de junho de 2010

Pássaros ao Acaso


Aprendi muito tarde a amar os pássaros
o que me causa certo pesar
mas agora tudo está resolvido
agente se compreende
eles não se ocupam de mim
e eu não me ocupo deles
eu os observo
eu os deixo fazer
todos os pássaros fazem bonito
eles dão exemplos
não um exemplo como por exemplo o Sr. Glacis
que foi extraordináriamente corajoso durante a guerra
ou o exemplo do pequeno Paul que era tão pobre e tão
belo e totalmente honesto e que com isso se tornou o
grande Paul tão rico tão velho e tão respeitável e tão feio
e tão avarento e tão caridoso e tão
piedoso
ou por exemplo a velha serviçal que teve uma vida e
uma morte exemplares sem polêmicas nada de roer unhas
nada de discussões com o patrão ou a patroa em torno destas
desagradáveis questões de
salários
não
os pássaros dão exemplos
exemplos como é preciso
exemplo de pássaros
exemplo de pássaros
exemplo as penas as asas os vôos dos pássaros
exemplo o ninho as viagens os cantos dos pássaros
exemplo a beleza dos pássaros
exemplo o coração dos pássaros


Jacques Prévert
Tradução de Luiz Edmundo Alves

Nenhum comentário: